HOME > artigo

Comitê dos Acadêmicos e Residentes da SBCe

PUBLICADO EM 16/07/2019

 

A SBCe foi fundada em 19 de maio de 1978 por iniciativa do Dr Edgard Raffaelli Jr. Entre suas inesquecíveis características, Raffaelli incentivava a participação dos jovens através de cursos, simpósios, reuniões e discussões com residentes. Foi em 1982, durante minha residência em neurologia no Hospital do Servidor Público Estadual de SP, que o conheci. A convite do Prof Roberto Mellaragno Filho, então chefe da neurologia do HSPE-SP, Raffaelli ia regularmente nos falar de cefaleia. Apaixonado pelo tema e pelos caminhos que teríamos a trilhar como a “nova geração”, abria sua clínica para visitarmos, para termos acesso a periódicos internacionais (tão inacessíveis naquela época!), discutíamos casos e participávamos dos churrascos que ele mesmo preparava no quintal atrás da clínica.

A SBCe sempre seguiu esta linha de apoio e incentivo aos jovens talentos e hoje eu tenho a grata honra de coordenar este comitê. Formado espontaneamente por acadêmicos e residentes interessados no estudo da cefaleia, o “Comitê dos Acadêmicos e Residentes da SBCe” ganha agora espaço na página da SBCe para divulgar seu talento.

Que estes trabalhos aqui apresentados sirvam de inspiração para que muitos outros jovens participem desta iniciativa. Que a SBCe possa sempre manter o espírito dos acadêmicos e residentes, reconhecendo que a vida é um constante desafio e não se pode acomodar.   

Este ano completei 62 anos de idade, 38 de formada, 36 dos quais sou membro da SBCe. É uma honra coordenar um comitê da nova geração. Sei que Raffaelli se orgulharia de ver este comitê ganhar o espaço nesta página.

 

Yára Dadalti Fragoso
Coordenadora do Comitê de Acadêmicos e Residentes